Getting your Trinity Audio player ready...
|
Equipe de enfermagem da UPA passa por treinamento sore prevenção de transmissão de doenças.
Entre os temas abordados estavam os cuidados para prevenção do coronavírus
A prevenção de infecções hospitalares e o contágio de doenças dentro de unidades hospitalares de urgência e emergência foram destacados em um treinamento para a equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA 24 horas), ministrada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência (SCIRAS).
Foram apresentados temas relacionados à lavagem correta das mãos, a importância do uso do álcool em gel, os tipos de máscaras que podem ser usadas e o tipo de orientação que deve ser repassada ao paciente.
“O objetivo foi conscientizar toda a nossa equipe de enfermagem, que lida diretamente com os pacientes da UPA. Todas essas medidas são importantes para garantir que nenhuma transmissão de doença aconteça na unidade”, afirma Amanda Brogin, coordenadora do SCIRAS.
Novo coronavírus
O treinamento destacou também as formas de prevenção contra o novo coronavírus, que podem ser a lavagem das mãos frequentemente com água e sabonete, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, entre outras.
A enfermeira Débora Barbosa Pontes lembrou que o hábito de higienizar as mãos previne a transmissão de várias enfermidades. “Resfriados, gripe, o novo coronavírus. Mas essa limpeza das mãos deve ser feita da maneira correta para garantir mais eficácia”, destaca.
“Essas orientações são fundamentais, tanto para a equipe profissional, quanto para os pacientes. A partir de agora vamos redobrar esses cuidados para evitar transmissão dessas doenças”, pontua a técnica de enfermagem, Daiana Ribeiro dos Santos.