Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os colaboradores levaram aos pacientes informações sobre o uso do preservativo e as crianças foram fantasiadas no clima da festividade.
O uso de preservativos, principalmente no período de carnaval, foi o principal tema abordado dentro da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Araguaína no mês de fevereiro.
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.
“É muito importante esse tipo de conscientização para os pacientes e acompanhantes, já que, no Carnaval, nós sabemos que a prática de sexo sem camisinha aumenta, e isso é preocupante. O objetivo da ação foi realmente conscientizar e alertar sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis em todos os períodos do ano”, concluiu Camila Almeida Barbosa, enfermeira da UPA.
Além desse trabalho de conscientização, as crianças que estavam na observação pediátrica entraram no clima do Carnaval. Os enfermeiros fizeram uma visita e entregaram máscaras de personagens de filmes e histórias, além de pulseirinhas contendo todos os procedimentos do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) com a segurança do paciente.
Toda a ação foi feita pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da UPA.