Getting your Trinity Audio player ready...
|
O treinamento faz parte das ações de capacitação frequente dos profissionais e visa unificar o tratamento do paciente, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde
Médicos que atuam na Unidade de Pronto de Atendimento de Araguaína (UPA 24 horas) passaram por uma capacitação sobre a diarreia aguda em crianças e a forma unificada de tratar o paciente. O treinamento foi idealizado pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC e ministrado pela médica intensivista pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína, Aliandra Orlandino.
“Falamos aqui de todos os tipos de diarreia aguda, a desidratação e o que a equipe médica deve fazer em cada caso específico, atendendo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo desse encontro é unificar as condutas e trazer um melhor atendimento ao paciente”, destaca a médica.
Foram abordados também no treinamento o exame físico, avaliação da hidratação do paciente, o estado nutricional, capacidade de ingerir líquidos, entre outros pontos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças diarreicas agudas podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos, como bactérias, vírus e outros parasitas, que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino.
A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, além do contato de pessoas com animais.
“Eu achei a capacitação interessante para que consigamos uniformizar o atendimento e melhorar a lida com o paciente”, frisa a médica Hellen Freitas, que participou do treinamento.