Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os colaboradores participaram de rodas de conversa sobre as motivações de vida e falaram sobre a importância da saúde mental
Ouvir os colaboradores, promover uma auto reflexão sobre as motivações internas e externas que impactam no trabalho de cada colaborador, foram os principais temas abordados nas rodas de conversa realizadas dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal de Araguaína (HMA).
Os dois momentos fazem parte da campanha “Janeiro Branco”, campanha mundial em prol da construção de uma cultura de saúde mental na humanidade. Durante as palestras, a psicóloga Jordana Carmo de Sousa ouviu os colaboradores e fez vários questionamentos de auto reflexão.
*O que é sua motivação para trabalhar?
*O que sabemos sobre as nossas necessidades individuais?
*Como o processo de motivação pode ser explicado?
*Como os fundamentos das diversas teorias de motivação podem ser integrados?
*Qual a relação entre motivação e satisfação no seu trabalho?
“Nós buscamos despertar neles reflexões que normalmente não são feitas no dia a dia. A conversa foi de suma importância para entendermos como eles estão motivados e como eles expressam isso. Nos dois locais, eles trabalham com saúde e se não houver um equilíbrio psíquico nós vamos encontrar problemas futuros. Então, é sempre bom fazer esse tipo de reflexão e colocar na balança tudo que nos motiva na vida”, destacou Jordana.
Na troca de informações, os participantes interagiram também com os questionamentos que desmotivam eles na vida e no ambiente de trabalho. Foram repassadas técnicas para que todos pudessem aprender a transformar as desmotivações em pontos de motivação, como a:
*Culpabilidade
*Arrogância
*Falta de habilidade
*Desordem
*Insensibilidade
*Pressão Excessiva
“Nós estávamos precisando de uma palestra como essa para nos fazer refletir sobre todas as nossas motivações. Eu amo o que faço e amo mais ainda quando sou reconhecida por isso. E pensar em todas essas motivações me fez ter mais certeza que trabalhar ajudando a saúde do próximo, foi a melhor escolha”, disse Jesimir Araújo, técnica em enfermagem da UPA.