Getting your Trinity Audio player ready...
|
O sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo
Para marcar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu uma ação de ginástica laboral para colaboradores da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro. O educador físico Antônio Lucas Milhomem foi o responsável por orientar os exercícios.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo, além de ser uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.
Combatendo a má postura
“A ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e à fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho. Os benefícios vão desde a prevenção de doenças laborais, redução do sedentarismo e fadiga, até o aumento da produtividade e melhoria na interação entre os colaboradores”, enfatizou o educador físico.
“Gosto muito quando tem ginástica laboral no trabalho. Por causa da correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo de tirar esse momento para alongar e relaxar o corpo, aí vive no sedentarismo”, comentou Daiana Ribeiro dos Santos, supervisora do Serviço de Higienização e Limpeza da UPA.
A unidade é custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC.
LER
Além de achar muito relaxante, a assistente do Departamento Pessoal da UPA, Jéssica Silva, destacou que a ação foi bem divertida.
“É muito importante participarmos dessas atividades. Acredito que essa prática, quando feita com frequência, diminui as chances de desenvolvermos a doença mais comum em ambiente de trabalho, a LER”, disse.
A LER – Lesão por Esforço Repetitivo é o nome da lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, dirigir, dentre outras. Ela abrange um grupo de doenças que atingem principalmente os músculos, tendões e nervos, levando a pessoa a sofrer com irritações e inflamações por causa da sobrecarga do sistema musculoesquelético.